terça-feira, 19 de abril de 2011

Redes Sociais

Mas que fase que vivemos, hein?

Hoje em dia, as tais redes sociais ditam o mundo. Elas e Barack Obama.

Vejam bem o Twitter. Uma invenção simples. Você tem 140 caracteres pra escrever qualquer coisa. A proposta do próprio site, é que você escreva o que está acontecendo, mas muita gente prefere utilizar pra outras coisas. Graças a Deus, né?
Um dia desses, viajando pelo Twitter, encontrei a página de um conhecido da época de escola, um daqueles camaradas bombados, burros, altos, com o queixo enorme que só conversavam sobre o que pegavam: mulheres, peso no supino, micro-pênis e grades de cerveja. Curioso com sobre o que um ser como este escreveria em seu Twitter, acompanhei seus desabafos por cerca de 3 dias, e como não me surpreender em descobrir que os anos passaram, mas seu cérebro continua o mesmo, igualzinho. Incrivelmente, a cada 10 ‘tweets’ do cidadão, 8 diziam algo como: ‘mamãe fez um almoço fera’, ‘depois desse pratão só dormindo mesmo’, 'academia partiu’, ‘tomei aquele banho agora’, ‘são firmino hoje é nóis lesk’ e ‘nossa que ressaca maldita’. Nem usar uma vírgula o cara sabia.
E o legal do Twitter é que ele tomou o lugar de várias outras ferramentas do cotidiano. As pessoas substituem o MSN pelo twitter. Afinal, pra que privacidade em nossas conversas de MSN, se no twitter todos os meus 7,5 seguidores (descobri que um anão me segue) podem ficar sabendo que eu conto pro @joaojunim que eu pego a irmã do @justapildes escondido? Tem gente sendo demitido por twitter, pedindo um lanche de noite, comprando coisa. Muito em breve estarão fazendo sexo por twitter e etc. Esses dias mesmo, um colega de sala não sabia o que escrever na questão da prova, e ao colar de mim, simplesmente escreveu na questão: RT @jofederici.

O Facebook não tem grande impacto na minha vida até agora. Eu entro lá de vez em quando, vejo que meus amigos continuam, dia após dia, me convidando pra participar de aplicativos onde você deve criar uma cidade, gerenciar uma lanchonete, matar crianças em escolas, plantar alguma coisa ou traficar drogas. Uma coisa interessante é aquele tal de Badoo, onde meus amigos respondem Sim, Não ou Talvez para perguntas como ‘você acha que Fulano já transou embaixo de uma ponte?’ ou ‘Fulano de tal te chamaria pra sair se você tivesse só uma sobrancelha?’. E pra saber a resposta, você tem que responder pelo menos umas 237 perguntas sobre seus outros amigos.

Não pode faltar o Orkut. Uma das maiores redes comerciais sociais existentes. Como não se alegrar com o fato de que pelo menos 125 vezes por semana, alguém enche minha página de recados com convites para boates, anúncios de festas, divulgações de sites de compras coletivas, vírus, vídeos da Ariadna do BBB (é esse mesmo o nome dele(a)?). Tudo isso patrocinado pelas eternas mudanças do Orkut, que nunca param de acontecer, sempre trazendo o que há de melhor para você divulgar alguma coisa. Recados coletivos, aquela área do ‘Promova’. Tudo pra você divulgar seu produto. Se dependesse de mim, eu já tinha mudado a categoria do Orkut, não deveria mais se classificar como rede social, já é uma rede comercial há muito tempo. Claro que não funciona assim, só porque algumas pessoas divulgam 436 coisas por dia no site, não devemos o chamar de rede comercial. Até porque, seguindo o mesmo exemplo, não é porque certos políticos levam suas mães nas festas do congresso brasileiro, que chamamos o lugar de puteiro.

Se você duvida do poder de uma rede social, encerro esse texto com uma proposta de teste: passe um tempo namorando, coloque fotos e mude seu status para ‘namorando’ ou ‘em relacionamento sério’ e fique assim por um tempo. Um belo dia declare-se solteiro na rede, e retire as fotos junto de sua querida, e veja o que acontece. Todas aquelas suas amigas que querem te pegar se preocupam com você, os amigos da balada, sua namorada em fúria, te mandando recado, depoimento, criando comunidade. Depois disso, é claro que seu namoro vai pro espaço, sua namorada vai ligar pra você xingando até sua terceira geração e dizendo ‘não vem com esse caô de que clicou errado’. É amigo, se você achava que você mandava no seu relacionamento, taí a prova. Quem manda é o Orkut.

Aqui vos fala um socializado

2 comentários:

  1. Há..muito bom best! ah melhor parte foi o final que fala do orkut.. putss..

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou rever minha utilização do twitter e orkut. (kkkkkk)

    ResponderExcluir

O importante é participar